domingo, 1 de maio de 2011

Música na História: algumas palavras

Antigüidade: Hebreus

A música entre os hebreus ocupava um lugar importante, como se verifica nas inúmeras passagens das Escrituras. Aparece relacionada a situações de religiosidade, como cantos de vitória, lamentação, ensino, mas também louvor e adoração a YHWH (Deus). A participação musical no núcleo da vida religiosa hebraica passa a ter destaque no reinado de Davi, que, coroado rei, promove uma reforma litúrgica, culminando na organização de músicos, descendentes da família de Levi (levitas), para ministrarem o louvor continuamente diante da Arca da Aliança (artefato elaborado na época de Moisés e consagrado a YHWH).
A música está presente em inúmeros salmos, quando se menciona: “Para o mestre de música. Com instrumentos de cordas. Davídico” (SL.61), “Para o mestre de música. Dos coraítas. Para vozes agudas. Um cântico” (SL.46), “Cântico de peregrinação”(Sl.123), etc. A tradição musical hebraica parece ter se tornado até famosa, como se depreende dos escritos do Salmo 137, em que o salmista se lamenta do exílio ao mencionar que os babilônios pediam que se cantasse “um cântico de Sião”.
A organização dos músicos, promovida por Davi, somente se manteve durante o reinado de Salomão. Com os exílios, a destruição de Jerusalém, a tradição davídica não se manteve. Neemias, ao narrar a reconstrução do Templo, na época de Ciro, menciona que os levitas foram chamados para ocupar seus lugares. O ritual de reedificação do Templo envolve o tocar de trombetas, mostrando que sons musicais estão presentes, mas a era davídica já passou. As constantes dominações estrangeiras certamente influenciariam a música hebraica e a tradição que temos hoje certamente não corresponde ao passado distante.
A ausência de notação musical, entretanto, nos leva a inferir que todo o conhecimento musical era transmitido oralmente. A importância da música, sua presença, denota a existência de ensino. Infelizmente não se sabe de que forma isso era leva a efeito, sabendo apenas que na tradição judaica a educação era imprescindível.

Fontes:

BÍBLIA SAGRADA português inglês – Holy Bible portuguese-english, São Paulo: Editora Vida, 2003.

CANDÉ, Roland de. História universal da música, São Paulo: Martins Fontes, 2001, vol. 1, tradução de Eduardo Brandão.

SANTIAGO, Glauber Lúcio Alves, Origens e desenvolvimento da educação musical: uma breve visão, São Carlos: Ufscar, 2009

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e obrigada por visitar o meu. Quando eu comecei com meu blog fiz uma pesquisa e não existiam blogs sobre o tema. Hoje as opções são muitas e graças a isso o profissional que está começando tem grande apoio para realizar o seu trabalho. Já sou sua seguidora.
    Até

    ResponderExcluir
  2. Rita, que texto interessante! Eu AMO história da música, esse texto eu gostaria usar em sala de aula, para alunos do curso técnico em música, devidamente creditado, você autoriza?

    Um grande beijo e volte sempre no Atelier Musical!

    ResponderExcluir